PROJETO: QUEM CANTA SEUS
MALES ESPANTA
Público
– alvo: 1º ano ensino
fundamental l
Áreas de conhecimento
envolvidas:
Língua
Portuguesa, Matemática, Ciências, Corpo e Movimento e Artes
Justificativa:
Devido
à possibilidade de exploração que o tema oferece nas diferentes áreas de
conhecimento envolvidas, ao interesse das crianças por música e promover
atividade diferenciada.
Objetivos:
- Expressar sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturas e linguagem corporal tendo como
referência as comandas das músicas;
- Oralidade
- Manter contato com leitura e
escrita;
- Realizar leitura da seqüência
numérica;
- Vivenciar o fazer artístico como
forma de expressão;
- Valorizar suas produções e as dos
colegas;
- Explorar diferentes técnicas
artísticas como: recorte, colagem, dobradura, composição de cores,
pintura, etc.
Conteúdos:
- Oralidade;
- Contagem;
- Quantificação;
- Cores;
- Coordenação;
- Expressão corporal;
- Percepção;
- Imitação;
- Exploração de materiais diversos;
- Valorização do fazer artístico;
- Técnicas artísticas diferenciadas;
- Incentivo à criatividade.
Etapas previstas:
ü Roda de conversa para socialização do
projeto;
ü Roda de conversa para levantamento dos
conhecimentos prévios das crianças;
ü Levantamento dos conhecimentos prévios
sobre a seqüencia numérica e cores
ü Lista e mural das músicas trabalhadas;
ü Leitura coletiva da música a ser
trabalhada;
ü Roda de conversa sobre conteúdo,
procedimentos e orientações da atividade a ser realizada com a música;
ü Realizar diferentes técnicas
artísticas para representar o que foi proposto na música utilizando diferentes
materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, recorte e colagem com
papéis e outros materiais, tinta com pincel e a dedo, papéis para dobradura, cola
colorida, entre outros;
ü Roda de apreciação das produções do grup
ü Apreciar cantigas de roda e cantar em
roda as músicas do projeto que estão compondo o mural;
ü Confeccionar um livro de musicas.
Orientações
Didáticas:
ü Considerar os conhecimentos prévios
das crianças;
ü Planejar as atividades previamente,
preparando o material a ser utilizado;
ü Adequar os desafios não deixando que
eles estejam além das possibilidades das crianças;
ü Selecionar e guardar as produções para
preparação do livro de músicas.
Recursos
materiais:
·
Canetinhas;
·
CDs
e DVDs de músicas
·
Cola
colorida;
·
Lápis
de cor;
·
Giz
de cera;
·
Cola;
·
Cópias
xerocadas das atividades com as músicas impressas;
·
Clips;
·
Giz
de lousa;
·
Lápis
preto;
·
Materiais
de pintura;
·
Papel
camurça;
·
Papel
cartão;
·
Papel
dobradura;
·
Papel
pardo;
·
Papel
sulfite;
·
Rádio;
·
Televisão;
·
Tesoura;
·
Tinta
Avaliação:
Será contínua, pois se dará durante
todo o processo através da observação dos resultados das atividades propostas e
do avanço das crianças em relação aos objetivos elaborados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a
utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem
inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo
em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a música está presente em todas as culturas,
nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos,
manifestações cívicas e políticas, e principalmente na musicoterapia assim
torna-se indispensável sua presença no contexto educacional e social.
Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que
ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança. Pois para
Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do
meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."
É importante focar que a prática de projetos musicais tem um
potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças,
favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto,
apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos
emocionalmente.
Bibliografia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghuUnzhtnL0EmqBUmlA-51V-bs-ExkiuLE3Ogl_txGLgy7XgX6O7jal6rXyba9NTlPOeAn01zsPQA7-ya_tI8zV2T_N490I0f4DV_g3ZXo3NW5mvBn4_Zqm1B2NiSNwyJSM4eU6v7bRKoW/s400/F0005.jpg
http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2010/12/quem-canta-seus-males-espanta.jpg
http://tpferreira.com.br/equipe/wordpress/wp-content/uploads/2011/07/DSC00887.jpg
http://www.clmais.com.br/public/noticias/0
Nenhum comentário:
Postar um comentário