sábado, 30 de maio de 2015

PROJETO MUSICAL





PROJETO: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA


Público – alvo: 1º ano ensino fundamental l


Áreas de conhecimento envolvidas:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Corpo e Movimento e Artes

Justificativa:
Devido à possibilidade de exploração que o tema oferece nas diferentes áreas de conhecimento envolvidas, ao interesse das crianças por música e promover atividade diferenciada.

Objetivos:
  •             Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem corporal tendo como referência as comandas das músicas;
  • Oralidade
  • Manter contato com leitura e escrita;
  • Realizar leitura da seqüência numérica;
  • Vivenciar o fazer artístico como forma de expressão;
  • Valorizar suas produções e as dos colegas;
  • Explorar diferentes técnicas artísticas como: recorte, colagem, dobradura, composição de cores, pintura, etc.

Conteúdos:
  • Oralidade;
  • Contagem;
  • Quantificação;
  • Cores;
  • Coordenação;
  • Expressão corporal;
  • Percepção;
  • Imitação;
  • Exploração de materiais diversos;
  • Valorização do fazer artístico;
  • Técnicas artísticas diferenciadas;
  • Incentivo à criatividade.

Etapas previstas:
ü  Roda de conversa para socialização do projeto;
ü  Roda de conversa para levantamento dos conhecimentos prévios das crianças;
ü  Levantamento dos conhecimentos prévios sobre a seqüencia numérica e cores
ü  Lista e mural das músicas trabalhadas;
ü  Leitura coletiva da música a ser trabalhada;
ü  Roda de conversa sobre conteúdo, procedimentos e orientações da atividade a ser realizada com a música;
ü  Realizar diferentes técnicas artísticas para representar o que foi proposto na música utilizando diferentes materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, recorte e colagem com papéis e outros materiais, tinta com pincel e a dedo, papéis para dobradura, cola colorida, entre outros;
ü  Roda de apreciação das produções do grup
ü  Apreciar cantigas de roda e cantar em roda as músicas do projeto que estão compondo o mural;
ü  Confeccionar um livro de musicas.

Orientações Didáticas:
ü  Considerar os conhecimentos prévios das crianças;
ü  Planejar as atividades previamente, preparando o material a ser utilizado;
ü  Adequar os desafios não deixando que eles estejam além das possibilidades das crianças;
ü  Selecionar e guardar as produções para preparação do livro de músicas.

Recursos materiais:
·        Canetinhas;
·        CDs e DVDs de músicas
·        Cola colorida;
·        Lápis de cor;
·        Giz de cera;
·        Cola;
·        Cópias xerocadas das atividades com as músicas impressas;
·        Clips;
·        Giz de lousa;
·        Lápis preto;
·        Materiais de pintura;
·        Papel camurça;
·        Papel cartão;
·        Papel dobradura;
·        Papel pardo;
·        Papel sulfite;
·        Rádio;
·        Televisão;
·        Tesoura;
·        Tinta



Avaliação:
Será contínua, pois se dará durante todo o processo através da observação dos resultados das atividades propostas e do avanço das crianças em relação aos objetivos elaborados.





CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo.
Vale salientar que a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, e principalmente na musicoterapia assim torna-se indispensável sua presença no contexto educacional e social.
Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança. Pois para Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."
É importante focar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.








Bibliografia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghuUnzhtnL0EmqBUmlA-51V-bs-ExkiuLE3Ogl_txGLgy7XgX6O7jal6rXyba9NTlPOeAn01zsPQA7-ya_tI8zV2T_N490I0f4DV_g3ZXo3NW5mvBn4_Zqm1B2NiSNwyJSM4eU6v7bRKoW/s400/F0005.jpg
http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2010/12/quem-canta-seus-males-espanta.jpg
http://tpferreira.com.br/equipe/wordpress/wp-content/uploads/2011/07/DSC00887.jpg
http://www.clmais.com.br/public/noticias/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário